Publication

Princípios e Diretrizes sobre Protestos e Direito à Informação

First page of PDF with filename: Princípios-e-diretrizes-sobre-protestos-e-direito-à-informação20191213.pdf
Princípios e Diretrizes sobre Protestos e Direito à Informação Baixe o relatório de 15 páginas 123.1 Kb, PDF Download
Date
December 2019
Quick Links

Protestos são catalisadores da mudança social e são essenciais para a participação do cidadão em uma democracia pluralista. Eles permitem que indivíduos e grupos compartilhem suas opiniões e interesses, expressem dissidência e exijam do governo e outras instituições. No entanto, alguns oficiais da polícia e do governo tratam os protestos como um inconveniente, uma perturbação a ser controlada ou uma ameaça a ser extinta. A proteção contra o tratamento arbitrário ou discriminatório de protestos, o treinamento de policiais para gerenciar de forma adequada os protestos e o monitoramento do uso da força durante as manifestações são alguns dos desafios enfrentados pelas sociedades para garantir o direito de reunião.

O compartilhamento de informações sobre o gerenciamento de protestos beneficia a polícia, as autoridades responsáveis pela tomada de decisões, as pessoas que participam e as que monitoram os protestos, além de garantir o direito à liberdade de reunião. Os Princípios e Diretrizes sobre Protestos e Direito à Informação têm como objetivo melhorar as políticas de segurança e reunião, ajudar a monitorar a conformidade com as regras existentes e criar condições básicas para a prestação de contas. Ao definir as categorias de informações relacionadas ao gerenciamento de protestos que devem ser produzidas e divulgadas publicamente, o Princípios e Diretrizes sobre Protestos e Direito à Informação promove maior entendimento entre polícia e manifestantes enquanto salvaguardam o direito de reunião.

Os Princípios e Diretrizes baseiam-se em leis e normas internacionais e regionais relacionadas a formulação de policiamento profissional e aos direitos à liberdade de expressão, reunião, associação, participação pública e acesso a informação na posse de autoridades públicas. Eles foram elaborados pela Iniciativa Justiça e pela Committee on the Administration of Justice [Comissão para a Administração da Justiça], em consulta com grupos da sociedade civil, profissionais da polícia e outros especialistas, e por Relatores Especiais das Nações Unidas e da Comissão Interamericana de Direitos Humanos. Eles são destinados a forças policiais, funcionários públicos, sociedade civil e manifestantes do mundo todo.

Get In Touch

Contact Us

Subscribe for Updates About Our Work

By entering your email address and clicking “Submit,” you agree to receive updates from the Open Society Justice Initiative about our work. To learn more about how we use and protect your personal data, please view our privacy policy.