Publication

Quem Policia a Polícia? O papel das Agências Independentes nas Investigações Criminais de Agentes Estatais

First page of PDF with filename: osji-who-polices-the-police-pt-20210507.pdf
Quem Policia a Polícia? O papel das Agências Independentes nas Investigações Criminais de Agentes Estatais: Relatório completo Descarregue o documento de 106 páginas. 106 Pages, 1.4 Mb, PDF Download
Date
7 de maio de 2021
Quick Links

Os acontecimentos de 2020 - desde a morte de George Floyd às mãos de um agente do Departamento de Polícia de Minneapolis, à tortura sistémica de manifestantes na Bielorrússia, às mortes de indivíduos detidos durante confinamentos na Índia e no Quénia - são um duro alerta de que o uso da força pelo Estado, se não for controlado, pode facilmente transformar-se em brutalidade. Embora os governos dependam da polícia e de outros agentes das forças da ordem para manter a ordem e investigar os crimes, a questão de quem vai investigar os crimes supostamente cometidos pela própria polícia continua a ser uma questão crucial em termos de direitos humanos.

Apesar do crescimento global dos esforços de supervisão civil, os abusos e escândalos continuam. Embora tenham sido criados muitos conselhos de revisão de civis para supervisionar a polícia, muito poucos têm poderes de investigação adequados. A maior parte só tem o poder de fazer recomendações de ações disciplinares ou acusações, sem capacidade de implementar ou garantir o acompanhamento dessas recomendações. Existe claramente uma necessidade de mais agências de supervisão com maior independência e poderes mais abrangentes.

Esta publicação analisa os esforços das agências de investigação independentes (IIAs) para investigar e julgar alegações de crimes graves cometidos contra a polícia e outros agentes estatais. Analisa as abordagens que diversas IIA tomaram na realização de investigações criminais e processos contra agentes estatais por alegados crimes que incluíam a morte, lesões graves, agressão sexual, tortura e desaparecimentos forçados. A publicação inclui recomendações para a melhoria da independência, eficácia e transparência dos IIA.

Get In Touch

Contact Us

Subscribe for Updates About Our Work

By entering your email address and clicking “Submit,” you agree to receive updates from the Open Society Justice Initiative about our work. To learn more about how we use and protect your personal data, please view our privacy policy.